Gestante, Tentante

DICAS PARA ENGRAVIDAR

DICAS PARA ENGRAVIDAR

dicas engravidar2

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para engravidar, deixando seu organismo mais saudável e pronto para receber um bebê!

Ajuste sua dieta: procure mudar seus hábitos e ter uma dieta mais saudável para sua vida. Coma bastante vegetais, frutas e cereais, preferindo sempre alimentos naturais aos industrializados. E se possível escolha alimentos orgânicos. Hoje em dia quase todas as cidades tem uma feira de orgânicos (alimentos sem agrotóxicos) ou um setor no supermercado.

Largue os maus hábitos: pare de fumar e de beber mesmo antes de tentar engravidar, pois os efeitos dessas substanciam podem demoram para deixar o organismo. No caso do cigarro, o ideal é parar um mês antes.

Faça exercícios: se você não era uma pessoa ativa antes, mas está pensando em engravidar é uma boa hora para começar um exercício. Não precisam ser exercícios pesados, podem ser caminhadas e exercícios com o peso corporal. A atividade física ajuda seu organismo a ficar mais saudável e diminui o stress.

Perca peso: excesso de peso pode ser prejudicial durante as tentativas e para a gravidez em si, trazendo riscos para a mãe e o bebê, por isso é recomendado perder peso antes de engravidar. Se você tem excesso de peso o ideal é que se programe para pelo menos 06 meses antes de tentar engravidar perder o peso necessário e ajustar seus hábitos alimentares para que não volte a ganhar esse peso excedente. Durante a gravidez também é necessário ter cuidado para não descuidar com a desculpa de estar comendo por dois e ganhar todo o peso que perdeu.

Vá ao médico: E não apenas se você achar que está demorando para engravidar. O ideal é ir ao médico mesmo antes de começar a tentar. Seu médico pode pedir um check-up para ver se está tudo ok com você ( pois sua saúde reflete na saúde do bebê), verificar como está sua carteira de vacinação e recomendar algumas imunizações antes que você comece tentar engravidar e também lhe dar bons conselhos.

Visite um dentista: Antes de começar a tentar que tal visitar seu dentista e fazer um check up? É que existem alguns tipos de procedimentos que grávida não pode fazer, então o ideal é ter certeza que está tudo certo com sua saúde bocal antes de tentar engravidar do que passar 9 meses com dor de dente. 😉

Tome vitaminas: Você pode pedir para seu médico um complemento de vitaminas para deixar seu corpo mais saudável e preparado para receber um bebê.

Saiba o dia de sua ovulação: o período fértil das mulheres, ou ovulação na maioria das vezes ocorre 15 dias antes da próxima menstruação. Com a tecnologia hoje em dia você encontra aplicativos para celular que ajudam você a entender seu ciclo e quando será seu período fértil.

Fique deitada: após as tentativas é importante ficar deitada por pelo menos 20 minutos para aumentar as chances de gravidez.

Seu parceiro deve participar: É importante que o parceiro participe de todos esses cuidados pré gravidez enquanto vocês tiverem tentando ( e, ei, porque não para a vida toda?), como perder peso, ter uma alimentação saudável, não fumar ou beber e fazer exercícios. Pois esses são fatores associados também a fertilidade masculina.

Seguindo todas essas dicas você aumenta suas chances, mas também deve ter paciência e não se stressar.

Pesquisas mostram que a maioria dos casais (84%) demoram até um ano para engravidar.

Então não fique esperando sentir um friozinho na barriga nos dois primeiros meses tentando, pois essas expectativa e ansiedade podem estressar seu corpo.

Lembre também que é recomendado fazer o teste de farmácia após o atraso da menstruação e ele tem uma precisão de 99% (é, ele tem 1% de chance de estar errado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *